sexta-feira, 14 de maio de 2010

Criatividade digital e mentira real.

Diretamente desta casa, sem nenhuma interferência de terceiros, enfim, estou aqui. Falo desta forma porque costumo publicar utilizando o Flickr, que é o endereço referência do meu trabalho (www.flickr.com/photos/claytonferreira).

A idéia inicial deste blog é falar de arte, cultura, design e fotografia. Como não tenho base cientifica e nem técnica pra falar de qualquer destes assuntos, apenas posto minhas fotos como uma maneira de representar um pouco de tudo isso.


Imagem retirada do site SXC.hu e editada por min, clique para ampliar.


Hoje, no clima seco de brasília, numa sexta-feira bem tranquila resolvi pesquisar e navegar na net sobre intervenção em uma fotografia. Existe uma gama muito grande de profissionais da fotografia (fotografos e editores) que defendem a não alteração em imagens. Tudo pelo fato da originalidade dos fatos. Também concordo com isso. Sou a favor, sim, de algumas correções de cores, brilho, nitidez, isso só leva a melhor imagem de qualidade ao público.

Mas também gosto de alterações e intervenções em fotografias como forma de arte. Uma expressão digital que cresce muito. Imaginemos uma produção cinematográfica americana, repleta de efeitos especiais. Todos sabemos que aquilo não existe, mas fica extremamente agradavel no contexto do filme.

Este não é um assunto tão complicado, em meu ponto de vista, acho que este assunto deve ser dividido em dois nichos. Um jornalisto e outro artistico. O primeiro deve ter seus assuntos crús e nús. Sem intervenção drástica e de modo algum inserção ou exclusão de elementos. E no segundo, o artístico, a criatividade trabalha até o ponto em que a lógica deixa de existir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário